domingo, 11 de maio de 2008

Detalhes sobre a comissão de avaliação!

Bom, a Surian ja fez a convocação no Post abaixo(leiam por favor)...

O intuito desse texto é dar uns detalhes a mais para que se entenda porquê formar uma comissão de análise do curso e o que se fará dentro desse grupo(ao menos superficialmente).

Os motivos que nos levaram a refletir a respeito da maneira como se dá o curso de medicina foi uma mudança radical, proposta pela SR1(Sub-Reitoria de Graduação) e pelo Diretor Plínio, quanto a possibilidade de se fazer dependências de matérias em que o aluno reprovou na série anterior.

De acordo com o Diretor, na época dele(sabe-se lá quantos séculos atrás) as dependências só eram realizadas em casos extremos, para alunos brilhantes que haviam passado por situações adversas. No entanto, atualmente se tornaram regra, e todo aluno reprovado cursa a matéria em dependência junto à série superior, por exemplo:
Reprovei Anato 1 no primeiro semestre e passei em todas as outras matérias do primeiro ano. Ao longo do 1 primeiro semestre do segundo ano, curso Anato 1 em dependência, junto às outras matérias desse ano.

Segundo a lei da Uerj sobre isso, só se pode realizar dependências se for possível manter os 75% de frequencia obrigatória nas matérias do ano em curso e ainda os 75% de frequencia da dependência(o que pra medicina é impossível).

Logo, a brilhante decisão do Diretor é encerrar completamente as dependências, fazendo com que o aluno que reprovou, por exemplo, Biometria no 1 ano, tenha que perder o ano seguinte todo devido a essa matéria. Diga-se de passagem, o nobre senhor(o diretor) suspendeu as matrículas dos alunos considerados irregulares(em dependência) até que a situação fosse resolvida.

É evidente que as coisas não serão bem assim. Essa foi a idéia proposta, que será discutida se houver outras propostas.

A Comissão de Avaliação fará justamente isso, um levantamento geral de como andam as matérias do Curso de medicina, quanto aos horários e aplicação, e será formada por 3 representantes da diretoria e representantes dos alunos(não me lembro bem quantos)...

A idéia é ter representantes de todos os anos do curso, para que a análise segundo os alunos seja completa e possamos ter representatividade na decisão que se tomará e que afetará sem a menor dúvida a todos nós alunos.

Estejam à vontade para nos procurar no CASAF ou mesmo perambulando pela faculdade pra qualquer pergunta.

Um abraço,

Pedro Abdalla

Nenhum comentário: